Quando se fala de apoiar professores, é preciso falar diretamente o que interessa: salários melhores. Não existe valorização com os atuais salários de professores.
Também gostei de três projetos aprovados na Comissão de Educação do Senado: que permite ingresso de professores concursados da rede pública em cursos superiores da área educacional, sem vestibular, do senador Cristóvão Buarque; que retira os recursos do Fundeb do cálculo de receitas líquidas de Estados e Municípios - medida que retira os salários dos professores do cálculo do limite de folhas de pagamento, que é de 50% das receitas líquidas para Estados e de 54% para Municípios, permitindo aumento de salários para os professores - projeto do senador Osmar Dias; projeto que estabelece participação da União no financiamento das universidades estaduais, corrigindo, em parte, distorção entre Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo: os gaúchos têm quatro grandes universidades federais, o Paraná apenas uma - projeto também do senador Osmar Dias.
A caminhada para estes projetos ainda é longa, mas é preciso falar sobre eles, comentar e apoiar. Mostrar que os brasileiros estão a favor dos projetos que beneficiam a Educação no país e, especialmente, aqueles que valorizam de fato os professores.
Leia o comentário do Edmar Arruda no seu site.
