Ela escreve: "A Constituição do Brasil deixa patente: 'é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato'.”
"'Você leva um soco nas costas, olha para trás e não vê ninguém'. Foi desta forma que meu amigo Sidney Garambone definiu o anonimato na internet. Apesar de se sentir duramente atingido em seu blog, o Garamblog, ele dá um show de intenção democrática, recusando-se a mediar seus comentários, que já chegaram em torno de 600 em apenas um dia. Garamba me pergunta: 'o que você acha do anonimato na internet?' Fiquei sem resposta."
"Anonimato na internet pode ser compreendido em duas instâncias: identidade anônima, que já gerou muita polêmica, em 2006, quando veio à baila o projeto de lei que preconiza o registro de usuários nos provedores de acesso; e o comentário anônimo."
Cristiana também afirma: "A Constituição Brasileira garante o direito à livre expressão, mas veda o anonimato. Blogs que não mediam comentários podem ter aborrecimentos."
O artigo é muito interessante e oportuno para Maringá, onde alguns que se julgam acima da lei, usam e abusam do anonimato. Para ler na íntegra, acesse aqui [+]
Alguns anônimos de Maringá já foram identificados e estão sendo responsabilidados pelo que vinham escrevendo ou permitindo que outros anônimos escrevessem em seus blogs.
A Internet não é um mundo fora das leis, apesar de parecer, algumas vezes. Na verdade o nível do blog é definido e garantido pelo seu responsável, anônimo ou não.
Não importa o lado. O partido, crenças, ideologias ou simplesmente prazeres escusos.
O anonimato é covarde, sórdito, baixo e condanável ética e moralmente.
Qualquer campanha que se faça, onde pessoa ou orgão sejam mencionados deveria ser exigido o mínimo de responsabilidade naquilo que se afirma.
Assim como é antiga a frase "papel aceita tudo" os blogs e a internete " modernamente da mesma forma.
Devemos todos apoiar as ações de normatização contra o anonimato.
Sobretudo as vesperas de campanhas politicas onde se diz tudo de todos!
Paulo Vergueiro
ADM de Empresas, Consultor Empresarial, Professor Universitário (Cesumar).
Tenho sido criterioso na moderação de comentários no blog, especialmente os anônimos.
Alguns são até interessantes, mas na sua amplitude podem ferir o direito de pessoas ou instituições.
Tenho permitido comentários anônimos quando são objetivos e sem ataques.
Quando há qualquer dúvida, tenho preferido não publicar.
Agradeço a todos que têm escrito, no blog, ou encaminhado e-mails.