Um estudo recente do Ipardes identificou no Paraná 114 aglomerações industriais, com características de arranjos. Desse total, 22 estão formalmente constituídos. Em sua maioria (97,24%), são formados por micro e pequenas empresas e principais responsáveis pela geração de emprego e renda na região onde estão instalados.
Os APLs reúnem cerca de 2,6 mil estabelecimentos industriais, distribuídos por 92 municípios e respondem por mais de 40 mil empregos formais.
Segundo o secretário do Planejamento, Enio Verri, “é um contingente de paranaenses que está presente em todas as regiões convergindo, portanto, com a política de desenvolvimento definida pelo governador Roberto Requião, que preconiza uma distribuição mais equilibrada da riqueza”.
O programa “Faça Bons Negócios com o Paraná” está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Comunicação e consiste na produção de comerciais, com tempo de produção de 30 segundos a 1 minuto, que serão veiculados através do sistema de comunicação do Estado, especialmente a Rádio e a TV Paraná Educativa.