O Pelourinho brilha, a Esplanada dos Ministérios brilha, a Praia da Boa Viagem brilha, assim como as praças de São Luís e as ruas de Florianópolis, de Porto Alegre e de São Paulo. É durante a noite que as cidades se transformam.
Anjos carregam estrelas, as arvores ficam muito mais verdes. As casas não são mais apenas moradias. São alguma coisa inexplicável, onde cabem anjos, estrelas, bonecos de neve e um espaço que anuncia: o Papai Noel tem muitas caras.
Os ônibus não querem ser apenas passageiros. Procuram ter um papel inesquecível na nossa vida. Os postes de luz usam trajes de gala, assim como as janelas antigas, os prédios coloniais e as carruagens que passam. Nesta época, o tempo não existe.
As casas são anúncios luminosos. Os prédios comerciais são anúncios luminosos. As árvores são anúncios luminosos. Mas o que anunciam? A cidade arrumada para a festa não é mais a terra de ninguém, o lugar da violência e do medo.
Na cidade onde vivem anjos e luzes, pensamos em cada detalhe para que tudo esteja em ordem e em paz quando a noite do nascimento chegar. E para haver ordem e paz, é preciso haver beleza.
A cidade nos contagia. Nos apropriamos dela como se fosse o nosso quintal, o nosso jardim, a nossa casa. E a beleza da cidade passa a ser a nossa beleza.
“O Brasil precisa de coisas como essa para poder a gente ver o verdadeiro sentido do Natal”, comentou uma senhora. Na Avenida Paulista, em São Paulo, passamos todos verdes, junto da Estátua do Bandeirante, caçador de esmeraldas e da última porção de Mata Atlântica que se encerra. A árvore de Natal é enorme. Tem 62 metros de altura, quase do tamanho das sumaúmas que vivem na Amazônia. Parece um pinheiro, mas não tem raízes. Tem outros poderes: enfeitiça nossos olhos.
No meio do lago, um anjo gera dúvidas no nosso espírito. Uma presença etérea, quase sem corpo. Papai Noel também não é nítido. Paira no lago, no reino das águas e das luzes.
Bem longe da cidade e da noite, ali onde a arvore de Natal é o mandacaru com enfeites de algodão, os meninos do sertão já estão prontos. Sabem o que significam os novos brinquedos que ganharam: a vida terá, outra vez, a oportunidade de um novo começo. Em São Paulo, as decorações natalinas viraram atração turística. Ônibus percorrem todas as noites os principais locais, como a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera.
A reportagem foi exibida no "Bom-Dia Brasil" da sexta-feira, dia 21. Vale a pena assistir [+]