Juraci Barbosa Sobrinho (foto), diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, esteve em Maringá para uma série de palestras e encontros com autoridades locais com o objetivo de mostrar os projetos de desenvolvimento que a empresa possui. Na foto, Juraci com Jurandir de Oliveira, da equipe da administração municipal de Curitiba. Ele veio a convite do Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia de Informação (TI) de Maringá.
A Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A é uma empresa de economia mista que tem a finalidade de executar ações e projetos de desenvolvimento econômico, empresarial e tecnológico na capital do Estado. Além da prefeitura de Curitiba, a agência conta com o apoio da Federação das Indústrias, a Federação do Comércio Varejista e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. Sobrinho revelou que Curitiba apresenta um amplo parque tecnológico que abriga 115 empresas e gera 17 mil empregos diretos.
Outros programas desenvolvidos pela empresa são o Lapidando Talentos – Copa 2014, com adesão de 6.500 jovens que participam de um curso de inglês gratuito de 20 semanas, o curso de programador para jovens (80% financiado por empresas de TI) e o Bom Negócio, criado em 2005 pela Agência Curitiba, que promove o desenvolvimento econômico local através da capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores formais e informais.
Até o mês de dezembro de 2009, o Bom Negócio obteve 8.914 empreendedores certificados; 281 comunidades atendidas, em 66 bairros de Curitiba, mais de 40 mil estabelecimentos visitados; 2.156 empregos diretos gerados até junho do ano passado; 77,4 toneladas de alimentos arrecadados; 381 instituições carentes beneficiadas; 35% dos participantes apresentaram aumento de faturamento e 56% reinvestiram em seus negócios. A Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A conseguiu com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cerca de US$ 1 milhão para a criação de um plano piloto de logística na região metropolitana de Curitiba.
Juraci Barbosa Sobrinho é advogado, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), e especialista em Gestão Pública pela Secretaria de Estado da Administração (SEAD). Ele foi presidente do Instituto Paranaense de Pesos e Medidas (Ipem), membro da Rede Nacional de Metrologia Legal, presidente da Rede de Laboratórios Tecnológicos da América Latina (Relat), fundador do Instituto Paraná Metrologia, subchefe da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, presidente do Instituto Teotonio Vilela, integrante do quadro especial de advogados do Governo do Estado do Paraná e atualmente é o diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.
Em Maringá Juraci esteve acompanhado de Jurandir Rodrigues de Oliveira, que foi gerente e diretor regional do Banestado, e hoje integra a equipe da Prefeitura de Curitiba, e Sérgio Yokoo, que foi superintendente regional do Banestado e atualmente é o coordenador do grupo pró-Beto Richa em Maringá.
A foto é de Tabajara Marques.