• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
Blue Orange Green Pink Purple

"A vida é exatamente mudança".

*Armando Nogueira

Fani Lerner indicada ao prêmio Bertha Lutz

O Conselho Municipal da Condição Feminina de Curitiba comemora a aprovação da indicação que fez de Fani Lerner para ser homenageada, “in memorian”, com o Diploma Mulher - Cidadã Bertha Lutz. A cerimônia será na terça-feira, 9 de março, às 10 horas, do auditório da Câmara do Senado Federal , em Brasília.
A premiação, conferida pelo Senado Federal, anualmente, no Dia Internacional da Mulher,  homenageia cinco cidadãs brasileiras, de diferentes áreas de atuação, que tenham oferecido relevante contribuição à defesa dos direitos da mulher e às questões do gênero em nosso País.
Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, a premiação leva o nome de Bertha Maria Júlia Lutz, conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Bertha Lutz assumiu o mandato de deputada federal em julho de 1936, com a morte do titular da vaga, Cândido Pessoa. Sua atuação parlamentar foi marcada pelo empenho na aprovação da lei que conferiu às mulheres o direito de votar e de serem votadas e por propostas de mudanças na legislação referente ao trabalho da mulher e do menor.
Fani Lerner é a segunda mulher homenageada in memorian. Ano passado, recebeu o prêmio, a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso pelos trabalhos prestados à sociedade. Dona Ruth, como era mais conhecida, faleceu em junho de 2008.
A presidente do Conselho da Mulher, Beth Maia, diz que o diploma é um passo significativo no reconhecimento da luta das mulheres pela igualdade entre os gêneros e na construção de um País mais justo. "Solicitamos o reconhecimento póstumo de Fani Lerner e ficamos muito honradas com a escolha. Ela fez por merecer. Cuidou das crianças, adolescentes e famílias de Curitiba e do Paraná, durante sua gestão como secretária municipal e estadual da Criança e Assuntos da Família”, afirmou.
Fani Lerner , falecida em maio de 2009 é ex-primeira dama do Paraná e de Curitiba. Filha de imigrantes judeu-poloneses radicados no Brasil, Fani nasceu em Curitiba, formou-se no Magistério e, desde cedo, iniciou ações de voluntariado, ensinando crianças pobres da periferia da cidade. Graduada em psicologia, criou a ONG Provopar (Programa de Trabalho Voluntário) e marcou sua presença nas gestões de marido, o ex-governador Jaimer Lerner como secretária da Criança na Prefeitura de Curitiba e no Governo do Estado.
Em 2003, Fani Lerner foi a vencedora do Prêmio Kellogg’s para o Desenvolvimento da Criança, oferecido pela organização americana World of Children, em parceria com a instituição Hannah Neil. A premiação é a mais importante do mundo na área de ação social voltada à criança.
Bertha Maria Júlia Lutz, que empresta seu nome ao prêmio, é  uma das figuras pioneiras do feminismo do Brasil. Em 1919 fundou a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, com grande repercussão, considerando-se que na época, o acesso ao funcionalismo público ainda era vedado às mulheres.
Em 1922, representou o Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos, sendo eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana. De volta ao Brasil. Fundou a Federação para o Progresso Feminino, iniciando a luta pelo direito de voto para as mulheres brasileiras e organizou o 1º Congresso Feminista do Brasil.
Na Organização Internacional do Trabalho, discutiu problemas relacionados à proteção do trabalho feminino. Em 1929, participou da Conferência Internacional da Mulher, em Berlim e, em 1932, criou a Liga Eleitoral Independente e, no ano seguinte, a União Profissional Feminina e a União das Funcionárias Públicas. Em 1936 como deputada na Câmara Federal, defendeu a mudança da legislação referente ao trabalho da mulher e dos menores de idade, propondo a igualdade salarial, a licença de três meses para a gestante e a redução da jornada de trabalho, então de 13 horas.
Em 1975, Ano Internacional da Mulher, integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial da Mulher, realizada no México e patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Morreu no Rio de Janeiro, em 1976.
Read More 3 comentários | Postado por Diniz Neto | edit post

3 comentários

  1. Anônimo on 8 de março de 2010 às 10:31

    merecedora!!!!!

    A próxima com certeza será Zilda Arns.

     
  2. Anônimo on 8 de março de 2010 às 19:13

    Mulheres assim não deveriam morrer nunca.
    Mas o céu tb precisa de anjos.

     
  3. Anônimo on 11 de março de 2010 às 12:12

    Como há pessoas que trabalham, se dedicam em ajudar o próximo. Maravilha.
    Assisti um programa essa semana com a filha do Erasto Ghedner.
    Incrivel.
    Claro que tb tinha ajuda de sua esposa.O Hospital Erasto Ghedner em Curitiba é referencia Nacional no tratamento de câncer.

     


Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Diniz Neto

Maringá

Maringá
Maringá, vista do centro, com o prédio mais alto e a Catedral, cartão postal da cidade. Foto de Vardir Carniel. (44) 9961-2202

Blogs e sites

  • Brainstorm #9
    AlmapBBDO cria campanha global de Tanqueray com Sarah Jessica Parker
    Há 5 semanas
  • Maringá Histórica
    O boa praça, Frank Silva
    Há 4 anos
  • Carlão Maringá
    A PRF alerta para a existência de aplicativos falsos
    Há 7 anos
  • Fábio Campana
    Adriana Sydor, toda prosa
    Há 9 anos
  • Oséias Miranda
    Maringaenses formam filas para conseguir água
    Há 10 anos
  • Só na palavra
    Honda S2000 Review
    Há 10 anos
  • CBN - Mílton Jung
  • Pesquisa






    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Edit

    © Copyright BLOG DINIZ NETO. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com | Blogger Templates
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top