A revitalização, na prática, é uma grande mudança, não apenas no sentido da Avenida, que será do Fim da Picada para a Vila Operária (sendo o retorno feito pela Mauá, Joubert de Carvalho e outras vias, até o Fim da Picada). O transporte coletivo vai mudar e muito, com a conclusão desta obra.
Esta mudança deverá estar na licitação do transporte coletivo, pois os ônibus dos bairros não virão mais para o centro. Eles irão para estações regionais nas proximidades do Fim da Picada e da Vila Operária, de onde partirão ônibus para o centro, de cinco em cinco minutos. Estes ônibus trafegarão em pista exclusiva e serão muito confortáveis, com ar-condicionado.
O objetivo é reduzir o tráfego nas regiões centrais e fazer um transporte coletivo que seja atrativo para as pessoas que hoje usar seus automóveis para vir para o centro.
Esta será uma obra que deverá durar cerca de um ano ou um pouco mais e que vai mexer muito com a cidade, durante e depois da sua realização.
Tenho dúvida se essas vias paralelas à Brasil vão comportar esse trânsito. Joubert, por exemplo, já tem mão única, o tráfego é bem intenso e a via poderá ficar sobrecarregada com a mudança.