Prevenir e cuidar da pele com o uso de protetor solar faz parte da rotina de aproximadamente 70% dos servidores públicos municipais de Jacareí, situada a cerca de 70 km de São Paulo. O filtro, com fator de proteção solar 30, foi incorporado como necessidade operacional à rotina dos funcionários que se expõem de formal habitual ao sol, como os Agentes Comunitários de Saúde e suas Supervisões, Agentes de Controle de Zoonoses, Auxiliares de Controle de Zoonoses, Agentes Fiscalizadores de Trânsito, Guardas Civis, Professores de Educação Física e Auxiliares.
A medida foi aprovada e elogiada por Simone Cristina Prado, que trabalha como agente de trânsito em Jacareí há mais de 11 anos e revela fazer uso do protetor solar diariamente. "Esse cuidado com os servidores é muito importante. Com a vida corrida, se fosse para a gente comprar, ia deixar passar; mas, recebendo, já acaba fazendo parte da rotina", afirma Simone.
A médica da Secretaria de Saúde do município, Josemari do Carmo, recomenda que o filtro solar seja usado em todo o corpo, aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas. "Mesmo em dias nublados ou pouco ensolarados, é preciso se proteger contra o sol. Além do protetor solar, deve-se usar chapéu ou boné, roupas claras - preferencialmente de algodão -, óculos escuros e ficar na sombra para evitar queimaduras e câncer de pele", explicou a médica.
A dra. Josemari destaca ainda que é preciso beber muita água potável, suco natural e comer frutas da época para evitar diarreia e desidratação, além de fugir de mudanças bruscas de temperatura, que ocorrem ao se transitar de um ambiente muito quente para outro em que o ar condicionado esteja gelado. (Ana Carolina Esmeraldo)