Desde 2003, a Itaipu Binacional vem desenvolvendo um programa de gestão ambiental por bacia hidrográfica nos 29 municípios da área de influência da usina, na margem brasileira do seu reservatório, que se tornou referência para o setor energético, tendo alcançado reconhecimento nacional e internacional pelo seu pioneirismo. A iniciativa engloba 20 programas e 63 ações, beneficiando uma população de cerca de um milhão de pessoas.
Com a adesão, a Itaipu Binacional passa a fazer parte do grupo de empresas que busca incorporar ações de conservação da biodiversidade no seu processo produtivo. Hoje, três empresas já aderiram à Certificação LIFE; Posigraf, do Grupo Positivo, maior indústria gráfica brasileira e uma das maiores da América Latina; MPX, do grupo EBX, empresa que atua no segmento de energia; e O Boticário, maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo.
Atualmente, a responsabilidade das empresas quanto à conservação da biodiversidade é tida como uma evolução da gestão ambiental, em razão dos benefícios que a conservação de áreas naturais gera para a sociedade e para os negócios. Em sua metodologia, a Certificação LIFE estimula a ampliação da gestão administrativa referente aos impactos ambientais e, prioritariamente, engloba ações que empresas podem fazer especificamente em favor da conservação da biodiversidade, ajudando a proteger o patrimônio natural.
Cidades e Biodiversidade
Instituto LIFE - O Instituto LIFE é uma entidade brasileira do terceiro setor fundada em 2009 com a finalidade de gerir a Certificação LIFE, uma proposição para novos padrões de gestão ambiental. O atendimento à legislação e dos procedimentos para administração de impactos ambientais são consideradas premissas básicas para esta certificação, havendo um foco prioritário à incorporação de ações de conservação da biodiversidade pelas empresas a serem certificadas.
Gilmar Piolla - piolla@itaipu.gov.br - (45) 3321-4147