A Transparência Brasil fez um levantamento sobre a presença dos deputados federais nas sessões da Câmara dos Deputados. O resultados mostra que alguns faltam bastante ao trabalho, ao local mais importante dos seus mandatos, as sessões onde podem se manifestar e votar defendendo seus eleitores, projetos e ideias.
O levantamento sobre deputados federais do Paraná foi publicado hoje pela Gazeta do Povo e mostra deputados com até 28% de ausência do plenário. Fiz questão de publicar este levantamento no site pois não é aceitável que os deputados usem como desculpa que não conseguem conciliar seus compromissos particulares com as atividades legislativas. Neste caso, erraram quando foram candidatos e mais ainda ao continuar no cargo sem ter o tempo ou a motivação suficiente para o mandato que receberam nas urnas.
O trabalho de um deputado vai muito além de emendas conseguidas para alguns municípios e trazidas aos prefeitos como grandes conquistas. Às vezes não passam de migalhas eleitoreiras. Os deputados federais pode fazer muito mais atuando no plenário, nas comissões parlamentares, em projetos importantes, em emendas coletivas que resolvem problemas regionais de milhares e até milhões de pessoas.
Estar nas sessões é um compromisso assumido com os eleitores no lançamento da campanha e a cada voto recebido.
*Edmar Arruda
Leia a reportagem sobre os deputados ausentes (...)
Eu não tinha idéia que os nossos deputados faltavam tanto às sessões. Temos que divulgar isto. Não podemos continuar votando em deputados que não vão nem votar, no plenário. Temos que aposentar estas "excelências".
Tem que marcar bem, lembrar o nome desses deputados gazeteiros e botar pra correr. Riscar do mapa. Este ano tem eleição. Chega de memória fraca. Cambada, ainda tem a cara de pau de voltar pra pedir voto para reeleição.