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"A vida é exatamente mudança".

*Armando Nogueira

Beto Richa divulga que cumpriu 79% das metas de gestão

Beto Richa divulgou nesta segunda-feira (25), em reunião com o secretariado, os números referentes ao primeiro ano de aplicação da ferramenta  "Contratos de Gestão". A lista de metas do programa, para 2010, prevê projetos para a Copa de 2014.
Segundo o prefeito, a Prefeitura de Curitiba cumpriu 79% das metas estabelecidas nos Contratos de Gestão de 2009. O anúncio foi feito hoje de manhã durante reunião com os secretários, no Parque Barigüi. Em seu primeiro ano de aplicação, os Contratos de Gestão definiram 185 metas. Deste total, a Prefeitura cumpriu plenamente 147 metas – sendo que 40 foram superadas; 31 (17%) foram cumpridas com ressalvas e apenas sete (4%) tiveram desempenho insuficiente. A média de desempenho no cumprimento das metas foi de 90%.
"O resultado é extremamente positivo. Houve avanços em todas as áreas e o processo foi um grande aprendizado para a administração municipal", considerou Richa. Inéditos em administrações públicas municipais, os Contratos de Gestão da Prefeitura de Curitiba estabelecem metas objetivas para todas as secretarias e exigem eficiência e resultados concretos de toda a equipe. “Ao adotar esse novo modelo, pensamos no cidadão que não se contenta mais com a mera prestação do serviço público, mas que exige e merece ações administrativas eficazes”, explicou o prefeito de Curitiba.
Na reunião, Richa também assinou com os secretários municipais os Contratos de Gestão para 2010. Entre as centenas de compromissos assumidos, destaque para os projetos da Copa de 2014, que terá Curitiba como uma das cidades-sede.
Economia no custeio - Entre as metas alcançadas em 2009, um dos destaques foi a redução nos gastos de custeio. O objetivo era de 15%. A economia chegou a 18,72%, com medidas como corte nas horas extras, telefone e combustível. “Gastamos menos com mais qualidade”, afirmou Richa.
Na Educação, a meta de abrir 2.000 vagas em creches também foi alcançada: foram abertas 2.285 vagas. Na área da Saúde, a meta era manter ou reduzir o índice de 9,99 óbitos por 1.000 nascidos vivos. O resultado, de 9,3, reflete os investimentos da Prefeitura, em especial o programa Mãe Curitibana.
Outro indicador de destaque é o da dengue. Nenhum caso da doença contraída na cidade foi registrado. O índice de infestação no LIRA (Levantamento de índice Rápido de Infestação Predial) por Aedes aegypti foi 0%. A meta de 2009 era ficar abaixo de 1%.
As áreas de trânsito e transporte coletivo também trouxeram indicadores positivos. O número de acidentes de trânsito caiu. O índice era de 1.469 para cada 100.000 habitantes. O número baixou para 1.289 para um grupo de 100.000 habitantes. A meta de satisfação dos passageiros com o transporte coletivo também foi superada, subindo de 51% para 57%.
A Prefeitura de Curitiba bateu a meta de busca de financiamentos externos, com o programa Pró-Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de US$ 100 milhões cada. Os recursos vão garantir a construção de obras fundamentais para a cidade, como o trecho norte da Linha Verde.
Todos os resultados estão publicados no portal de internet da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), disponíveis para consulta pública.

ALGUMAS METAS SUPERADAS
Volume de recursos captados em financiamentos para Habitação:
• Meta: R$ 105 milhões. Alcançado: R$ 177,3 milhões
Empreendedores capacitados pelo programa Bom Negócio:
• Meta: 1.750. Alcançado: 1.912
Atendimentos em Esporte e Lazer:
• Meta: 205.329. Alcançado: 299.780
Implantação de novas calçadas:
• Meta: 50 km. Alcançado: 70 km
Número de embarques na Linha Turismo:
• Meta: 468.824. Alcançado: 520.394

Não para negar: a Prefeitura de Curitiba é bem administrada, tem implantado inovações, como este programa de metas ("Contratos de Gestão").
A reunião pareceu uma prestação de contas do primeiro ano do segundo mandato e um recado sobre as armas que serão usadas na campanha ao governo do Paraná.
Este estilo inovador de administrar pode pesar muito na decisão dos eleitores. Mas esta já é outra conversa, outro papo.
Read More 1 Comment | Postado por Diniz Neto | edit post

1 Comment

  1. Ricardo Lucena on 25 de janeiro de 2010 às 23:19

    Campanha, mano.

     


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