Cultura em Números faz parte de uma política de informações e indicadores culturais do Ministério da Cultura (MinC) e pretende contribuir para a consolidação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), um dos pilares do Plano Nacional de Cultura.
O anuário foi desenvolvido, ao longo de 2007 e 2008, pela Gerência de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Políticas Culturais do MinC. A publicação reúne informações quantitativas sobre as diversas expressões culturais - cultura popular, teatro, biblioteca pública, museu, artes plásticas, cinema, entre outras - divididas em cinco áreas: Oferta da Cultura; Demanda da Cultura; Indicadores Culturais; Financiamento da Cultura e Gestão Pública da Cultura.
Diversas fontes de dados foram utilizadas, mas a principal foi o Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC 2006, uma parceria do MinC com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos microdados da pesquisa o Cultura em Números - Anuário de Estatísticas Culturais 2009 traz centenas de tabelas e gráficos que apresentam uma distribuição nacional, por unidade da federação (UF), identificando os estados com maior percentual de municípios com cinemas, teatros, bibliotecas, etc., além de revelar a evolução (positiva ou negativa) dos equipamentos culturais em cada região brasileira.
Levou-se em consideração o fato de que os estados que apresentam menor número de municípios têm maior possibilidade de alcançar maiores números porcentuais. O porcentual de municípios é calculado por meio da divisão do número de municípios de cada unidade da federação (UF) que possui determinado equipamento cultural, pelo número total de municípios da UF e multiplicado por 100.
Acesse o documento na íntegra
