No ano passado, o Governo do Estado liberou R$ 50 milhões para o transporte escolar – 12,5% a mais que em 2007, quando a atual diretoria da AMP assumiu o cargo. Mas, segundo o presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, os valores insuficientes para a prestação do serviço.
O critério para o repasse dos recursos será a relação entre a distância percorrida pelos veículos e o número de alunos transportados. Este critério toma como base um sistema de georeferenciamento dos ônibus adotado em Castro, onde houve uma economia mensal de 20% dos recursos do transporte escolar. O sistema considera o roteiro e a quantidade de paradas. A partir destas informações, foram feitos ajustes nas rotas, garantindo maior eficiência do serviço.
Plano de Ação para 2009 - Na terça-feira (dia 11), o governador Roberto Requião homologou licitação realizada para a contratação de 1,1 mil ônibus escolares, que serão utilizados para o transporte escolar. Os veículos já começaram a ser entregues. Esta iniciativa é parte do Programa de Transporte Escolar, do Governo do Paraná, que prevê investimentos de R$ 247,4 milhões e a compra de 2.048 ônibus – 1,1 mil deles já licitados e encomendados às fábricas. Estes veículos serão entregues a municípios com menos de 100 mil habitantes.
No mesmo encontro, a AMP assinará um Termo de Cooperação Técnica que vai acelerar a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para as prefeituras do Paraná. A diretoria fará ainda a apresentação do balanço financeiro de 2008 e do seu Plano de Ações 2009.
As informações são de Aurélio Munhoz, assessor de Comunicação da AMP - (41) 3223-5733 e (41) 9184-9302.
