Maringá, aos 60 anos, continua fazendo a sua história. Domingo foi a vez do trem passar sob a Avenida Tuiuti pela primeira vez. As fotos de Ricardo Lopes registram esse momento.
Fiquei emocionado quando trem apontou, apitando, com as luzes acesas (depois conversando com o advogado Angelo descobri que não fui o único) e quando passou sob o viaduto.
A obra de rebaixamento é imponente e prepara Maringá para os seus próximos anos, com um novo sistema viário. Ao lado do trem, no prolongamento da Avenida Horácio Racanello, tanto para o leste como para o oeste, estará a supervia. Do Contorno Sul ao outro lado da cidade.
Lembrei de quando cheguei a Maringá, em 1981, e as passagens de nível estavam colocadas por todo o centro: Avenida Paraná, Duque, Herval (na São Paulo havia um viaduto), e bairros: Pedro Taques e Tuiuti. Do outro lado, oeste, ainda temos a passagem de nível da 19 de Dezembro e da Paranavai.
São quase 27 anos (que passaram rapidamente). Uma cidade como Maringá não pára e as coisas boas vão continuar acontecendo. Foi Neruda quem escreveu e a frase vale demais para a nossa bela cidade: "A primavera é inexorável".
Vamo que vamo Maringá..
alem de bonita, ta crescendo
Parabéns pelo seu blog, algo que realmente da pra ler..
Passei pela Tuiuti de carro e percebi que ainda tem uma linha.
Não entendi.
Diniz, hoje as pessoas não se dão conta, de que estamos vivendo momentos históricos, e eu, com certeza fico feliz, pois um dia irei falar para meus netos que estive presente nestes momentos, como por exemplo a inauguração da Av. Horácio Raccanelo e do viaduto da Tuiutí entre outros. É uma pena, que muitos preferem criticar, e só se darão conta no futuro, pois não terão coragem de dizer para seus netos, que foram contra tudo isso.
Carlão
Obrigado pelos comentários.
Sérgio, a linha na parte de cima da Avenida Tuiuti ainda não foi retirada. Mas o trem já está utilizando a linha sob o viaduto.
As obras ainda não acabaram (os trilhos serão retiradas dentro de algum tempo, ainda não tenho o cronograma - assim que tiver, aviso aqui).
Carlão, Maringá é muito jovem e felizmente está mais ativa do que nunca. Ser contra o progresso de Maringá é como ser contra a globalização - hehehehe... mais ou menos por aí!
Mas é importante: cada um tem o direito de pensar o que quiser, não é verdade? Podemos discordar, mas devemos respeitar.
Até dá vontade de rir, pois tem gente por aí que é muito "imparcial" mas só vê o que está errado, o que é negativo... hehehehe... um lado só e é o lado negro, do atraso... do contra.
Lembra do Lippy e do Hard? Hehehehe - a hiena que sempre dizia: - "Eu sei que não vai dar certo!" - "Oh! Vida!"