O treinamento, oferecido pelo supervisor-geral da Vigilância Ambiental, Arnaldo Lima Costa, foi realizado na Biblioteca Municipal, com um vídeo explicativo sobre a biologia do vetor da doença, além de medidas de controle da infestação Aedes aegypti.
Segundo o supervisor-geral, é importante a mobilização dos alunos junto à comunidade para reforçar o controle da dengue.
O treinamento tem sido dado para grupos de empresas e entidades que participam do Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue.
A epidemia de dengue ocorrida em 2007 em Maringá, para mim, teve tudo a ver com os atos irresponsáveis e inconseqüentes cometidos durante a greve de junho de 2006 comandada pelo Sismmar, quando os participantes do movimento paredista impediu a administraçao municipal de levar à população maringaense os serviços públicos essenciais, na área da saúde (fechamento dos postos de saúde), na área da educação (fechamento das escolas e creches municipais) e na área de serviços públicos, o ato mais agravante foi quando impediram que a prefeitura realizasse a coleta do lixo domiciliar, tornando nossa cidade um verdadeiro "lixão a céu aberto", haja vista a acumulação diária aproximadamente 300 toneladas de lixo doméstico pelos quatro cantos da cidade! Felizmente para nós maringaenses, em 2007, os "grevistas" não pegaram a população maringaense como refém novamente, "para exigir seus direitos", e tenho que em 2008a situação ficará sob controle! Infelizmente, não estaremos livres da dengue, eis que essa endemia não está restrita a Maringá mas ocorre em todo o território nacional!
Concordo com o Aparecido, apesar de não conhec-lo. A greve foi um horror. Que Deus ajude que isso não volte a acontecer nessa cdade.
Ninguem merece.
O que todos devemos é fazer nossa parte. Dengue depende de todos, essa é a verdade. A greve já foi, agora é não deichar água parada, em nenhum lugar.