
O mediador, Ali al-Zuwaidy, foi detido durante 11 dias este ano por causa de uma postagem anônima que sugeria corrupção na empresa estatal de telecomunicações Omantel.
Este é o caso mais recente em uma série de processos jurídicos relativos a blogs, fóruns e sites no mundo árabe. A Internet tornou-se uma arena de discussão popular devido, principalmente, aos obstáculos para que isso aconteça na mídia tradicional. ‘Os analistas afirmam que Omã, um país de 3,3 milhões de pessoas na ponta da península Árabe, tem um dos meios de comunicação mais fechados, além das culturas políticas na região do Golfo.
Fonte: Opinião e Notícia
Como trabalho com comunicação acompanho a questão do anonimato na internet com muita atenção e preocupação. Em ditaduras o anonimato até pode ser tolerado (como uma arma extrema na luta pela liberdade). Em lugares como o Brasil, nunca. Estamos em estado de direito e usar o anonimato para ferir a honra de pessoas, difamar, enganar, "tirar uma" é intolerável. Em país como o nosso o que não podemos fazer de cara limpa, o que não podemos assinar em cima, não temos o direito de fazer no anonimato.
AS POSTAGENS ANÔNIMAS QUE COLUNIAM E MENTEM DEVERIAM SER PUNIDAS COM A IDENTIFICAÇÃO E PROCESSOS JUDICIAIS. QUEM TEM UMA DENÚNCIA COMPROVADA QUE LEVE AO MINISTÉRIO PÚBLICO.
NÃO PRECISA FICAR MENTINDO E DIFAMANDO NA INTERNET. EM MARINGÁ, O QUE ESTÃO FAZENDO É UM HORROR. CASO DE POLÍCIA E DE CADEIA MESMO.
VALE PARA BLOGS E COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, PERMITIDOS PELOS MODERADORES ISENTOS E HERÓIS. QUE VERGONHA!
realmente é uma vergonha que isso aconteça.
Num País livre como o nosso pessoas se escondem para falarem o que pensam.